quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Saúde - Terapia de reposição hormonal pode causar asma em mulheres

RIO - A terapia de reposição hormonal feita exclusivamente com estrogênio pode aumentar o risco de a mulher desenvolver asma depois da menopausa. Essa é a conclusão de um estudo francês, o maior sobre o tema, com 58 mil mulheres durante 12 anos, provando a ligação entre hormônios femininos e a doença respiratória.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres que usaram hormônios para reposição hormonal tiveram 21% a mais de risco de desenvolver asma do que aquelas que nunca usaram. Mas o risco foi ainda maior entre aquelas que usaram apenas estrogênio, representando 54%. O estudo, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do México e pelo Instituto Gustave Roussy, da França, foi publicado na "British Medical Journal's Thorax".
- Temos agora uma evidência, depois de tantos anos de estudo com uma grande quantidade de mulheres, que há uma ligação entre os hormônios femininos, incluindo o uso do estrogênio na reposição hormonal, e o desenvolvimento da asma - disse Leanne Metcalf, diretor de pesquisa do grupo Asma UK.
Especialistas dizem que a asma é mais frequente em mulheres jovens que acabaram de ficar menstruadas e que a doença é mais comum entre mulheres do que homens.
O uso da reposição hormonal caiu abruptamente há poucos anos, depois que um estudo de 2002 provou que o tratamento aumentava os riscos de câncer de ovário, de mama, enfartes e outros problemas de saúde.
(Reuters – O Globo em 09/02/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...