quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Serviço - Campanha incentiva moradores a enviar fotos dos 853 municípios mineiros


A quatro meses da sua inauguração, o Memorial Minas Gerais, que ocupará o antigo prédio da Secretaria da Fazenda (SEF), dentro do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ganha parceria para traçar melhor – e sem retoques – o retrato do estado. Com o objetivo de mostrar “a cara” dos 853 municípios, começa uma campanha, tendo à frente os Diários Associados, via Estado de Minas, Aqui, TV Alterosa e Portal Uai, para captação de fotos das cidades. O Circuito Cultural é um projeto do governo estadual.
“Quando comecei a trabalhar nesse projeto, olhei o mapa de Minas e fiquei muito impressionado com a quantidade de municípios. Então, decidimos criar um setor, no memorial, para apresentar essa diversidade e potencial”, disse, nessa quarta, o arquiteto, designer e cenógrafo Gringo Cardia, gaúcho radicado no Rio de Janeiro (RJ). “Vai ser um portal para Minas, com banco de dados, unindo o passado ao futuro”, afirma o autor do projeto museográfico, lembrando que a sala terá um grande mapa e um terminal com as fotos e informações sobre cada cidade.
O interesse maior nesta campanha, segundo Cardia, é pelas fotos que contemplem o município como um todo: “No nosso arquivo, temos poucos registros de vistas gerais. Queremos imagens atuais, e não de pontos específicos como residências e outros menos representativos”. Para enviar as fotos, o colaborador deve acessar o endereço eletrônico www.uai.com.br/memorialminas, fazer o cadastramento e se tornar membro da comunidade Memorial Minas Gerais. As fotos coloridas devem ser no formato do arquivo JPG, no tamanho 1200 x 760 pixels ou 42cm x 26cm na resolução 72 DPI. A postagem do material deverá ser até o início de abril.

Tempos
Em estilo eclético, o antigo prédio da SEF está sendo restaurado e adaptado para mostrar a moradores e visitantes a história de Minas. Nesse projeto, com patrocínio da Vale, serão usados recursos virtuais para reunir, no mesmo espaço, a riqueza cultural do século 18 ao cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista. Segundo os coordenadores, ambientes que misturam o real e o virtual vão reconstruir o universo de escritores mineiros, o mundo das fazendas, povos indígenas e quilombos, arte barroca, festas populares, artesanato, política e arqueologia do solo mineiro. A Praça da Liberdade vai se tornar o maior complexo cultural do país, com equipamentos que valorizam arte e conhecimento.

Circuito
Em fase de implantação, o Circuito Cultural Praça da Liberdade vai oferecer à população novos espaços de conhecimento, arte, cultura, ciência e entretenimento, numa iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a iniciativa privada. Antigos prédios no entorno da praça que abrigavam órgãos públicos, depois de restaurados, serão parte de um riquíssimo conjunto de cultura e informação, composto de acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.
Além do Palácio da Liberdade, outros 10 pontos culturais fazem parte do circuito: Espaço TIM UFMG do Conhecimento (antigo prédio da reitoria da Uemg); Museu das Minas e do Metal (antiga Secretaria de Educação); Memorial de Minas Gerais Vale (antiga Secretaria da Fazenda); Centro de Arte Popular Cemig (antigo Hospital São Tarcísio); Centro Cultural Banco do Brasil (antiga Secretaria de Defesa Social); e um café, em construção entre o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro. Aos seis novos espaços se somam ainda a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Museu Mineiro, o Arquivo Público Mineiro e o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves (prédio conhecido como Rainha da Sucata).

Serviço
Informações e cadastro no site www.uai.com.br/memorialminas As fotos coloridas devem ser no formato do arquivo JPG, no tamanho 1200 x 760 pixels ou 42cm x 26cm na resolução 72 DPI.
(Gustavo Werneck – Estado de Minas em 18/02/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...