segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dica de economia - Lâmpada incandescente ou fluorescente? Economize com as duas.

Há algum tempo existe o incentivo do governo, órgãos ambientais e fabricantes para se substituir o uso de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas. Essa situação teve início na crise energética de 2001 com uma finalidade mais econômica, e hoje toma um apelo ambiental, já que as grandes vantagens na substituição das lâmpadas são o menor consumo de energia e a maior durabilidade das lâmpadas fluorescentes frente às incandescentes.
Se por um lado as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas em termos de consumo de energia e durabilidade, por outro são pouco atrativas quando se fala de custo (preço de venda). Uma lâmpada fluorescente compacta custa em média 8X mais que uma lâmpada incandescente equivalente.
Alguém poderia dizer: - Mas se a fluorescente consome menos e dura mais, então compensa a troca! E é aí que chamo a atenção de vocês.
Ok! Para gerar o mesmo fluxo luminoso, uma lâmpada fluorescente consome menos energia que uma lâmpada incandescente. Isso se deve ao princípio de funcionamento de cada lâmpada. Enquanto que a incandescente gera luz a partir do aquecimento de um filamento de condutor (normalmente tungstênio), a fluorescente depende de um circuito eletrônico. Essa eletrônica é mais exigida no momento do acendimento da lâmpada.
Portanto, uma lâmpada fluorescente não dura muito tempo quando está num ambiente onde o acende e apaga é muito frequente. Com a durabilidade comprometida, seu uso pode representar prejuízo.
A dica é: use lâmpadas fluorescentes em ambientes onde o acendimento da lâmpada não seja frequente, e ela fique acesa por longos períodos de tempo (cozinhas, salas, quantos...). Em locais onde o acende e apaga é frequente e a lâmpada fica acesa por períodos curtos (banheiros, por exemplo), as lâmpadas fluorescente terão sua durabilidade comprometida, portanto continue com as lâmpadas incandescentes.
(André Vieira em dicasdeumprofessor.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...