terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bão dimais - Moqueca capixaba com pirão

(Essa, da foto, foi feita por mim.)

MOQUECA CAPIXABA COM PIRÃO

INGREDIENTES: 1e 1/2 quilos de peixe fresco (badejo, cação, pargo, robalo) * 1 maço de coentro * 1 maço de cebolinha verde * 2 cebolas * 1 quilo de tomate * 1 pimentão verde * 2 colheres (sopa) de colorau * azeite * sal * pimenta * limão * farinha de mandioca
MODO DE FAZER: Limpe bem o peixe , corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Conserve assim pelo menos por 1 hora. Utilizando uma panela de barro grande, coloque um pouco de azeite no fundo, espere aquecer bem e junte o colorau. Adicione a cebola, a cebolinha, e o tomate bem picados (como para vinagrete). Em seguida, arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura coloque umas poucas gotas de limão. Tampe. Espere uns 5 minutos e experimente o sal. Junte então o coentro e o pimentão picadinhos. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva com arroz branco e o pirão.
PIRÃO: Retire um pouco do caldo da moqueca para o pirão. Coloque em uma panela, junte um pouco mais de água e tempere com sal e pimenta. Em uma caneca, misture um pouco de água e farinha de mandioca. Quando o caldo do pirão estiver fervendo, despeje vagarosamente a farinha, mexendo sempre para não embolar. É gostoso bem apimentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...