segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Serviço - Sob influência do El Niño, verão começa nesta segunda

Temperaturas serão até três graus acima da média em Minas

Ondas de calor e temporais no fim da tarde prometem marcar a estação que começa esta segunda-feira, às 15h47. Este ano, o verão estará sob a influência do El Niño, fenômeno meteorológico caracterizado pelo aquecimento das águas no litoral do Equador e do Peru, o que significa temperaturas até três graus acima da média em Minas Gerais.
El Niño
Segundo a Climatempo, o fenômeno El Niño, o aquecimento anormal das águas do Pacífico, será fator facilitador da chuva no centro-sul do Brasil durante o verão, que será de forma concentrada e contínua, como há previsão neste mês de janeiro, com potencial para enchentes e deslizamentos. As áreas de risco do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste devem sempre estar atentas aos alertas da Defesa Civil.
A chuva mais forte acontecerá no norte do Paraná e nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com a formação de três episódios de ZCAS, Zona de Convergência do Atlântico Sul. Nestas áreas, ao longo do mês, espera-se por mais dias chuvosos do que ensolarados.A maior parte das outras regiões do País não ficará livre das pancadas de chuva intensa, que podem vir acompanhadas de raios e granizo, que são comuns no verão por conta do forte calor e da alta umidade do ar. No Nordeste, só na Bahia, no Maranhão e no Piauí chove de forma regular em janeiro. Os outros Estados ainda ficam sob o domínio do ar seco, que impede a instabilidade. Nesta época do ano faz muito calor e não chove.
Em fevereiro a chuva volta a cair com maior frequência no Ceará e no sertão da Paraíba e de Pernambuco, mas na faixa entre Sergipe e Rio Grande do Norte o tempo permanece seco e muito quente. No Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil a previsão é de um mês muito diferente do anterior: se em janeiro deve chover muito, em fevereiro quase não choverá. As pancadas serão irregulares e o calor será intenso. Os termômetros passam facilmente dos 35 graus durante as tardes. No Sul, no entanto, o quadro é inverso, com muita chuva e temperatura abaixo da média.Em março, uma grande massa de ar quente tomará conta da maior parte do Brasil, mas não impedirá a formação de áreas de instabilidade. O calor e a alta umidade do ar favorecerão várias pancadas de chuva, que nesta época ainda são bem fortes. Os grandes centros urbanos ainda devem sofrer com os temporais de fim de tarde.
(Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...