quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Serviço - Guia para o réveillon: escolha a melhor bebida para o brinde

O réveillon se aproxima e para a tão esperada hora da virada a bebida mais escolhida é um espumante. Antes só consumido nas festas de fim de ano ou em comemorações, a bebida começa a se popularizar e conquistar mais apreciadores.

No entanto, a grande oferta de produtos nacionais e importados no mercado pode deixar o consumidor confuso na hora da compra. Qual a diferença entre espumante e champanhe? Sidra, moscatel e vinho frisante podem ser considerados espumantes?

Champanhe ou espumante?

O termo ainda causa muita confusão entre as pessoas, que acham que o champanhe e espumante são a mesma coisa. O velho chavão ajuda a definir: “todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe”.
A designação "champanhe" é usada somente pelos vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, no Nordeste da França. Foram produtores da região que inventaram o método tradicional de fabricação da bebida. A região produtora é delimitada e o nome é protegido por lei. Essa exclusividade garante a valorização da bebida no mercado mundial.
Outras regiões do mundo também têm sua denominação controlada, como a cava, produzida na Catalunha, Nordeste da Espanha. Da Itália vem o prosecco, exclusivo da região de Venêto.

Como é feito um espumante

O vinho espumante é produzido em duas fermentações alcoolicas: na primeira, a mistura de uvas é transformada em vinho. Uma segunda fermentação produz as famosas bolhas. No método tradicional, ou champenoise, essa segunda fase acontece dentro da própria garrafa, num trabalho quase artesanal. Já o método charmat, a segunda fermentação acontece em grandes tanques, geralmente em aço inoxidável. A dupla fermentação consume boa parte dos açucares do vinho. Após o processo, de acordo com a tradição de cada produtor, é adicionado um “licor de expedição”, que vai definido percentual de açúcar do espumante. A bebida pode ser extrabrut (0g a 6g de açucar por litro), brut (6g a 15g), sec ou seco (15g a 20g), meio-seco ou demi-sec (20g a 60g) ou doce (acima de 60g). O teor alcóolico varia entre 10 a 13%.Há uma variação do espumante que é o “espumante moscatel”. Essa bebida é produzida em apenas uma fermentação. O moscatel é feito somente com a uva de mesmo nome. De acordo com Ibravin, deve possuir entre 7 e 10% de teor alcóolico e 20g de açúcar.

Saiba a diferença entre sidra, vinho frisante e outras bebidas

Várias opções no mercado de bebidas podem garantir o brinde de réveillon, com preços e gostos variados. No entanto, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), nem todas as bebidas podem ser consideradas um verdadeiro espumante. A legislação brasileira prevê outras bebidas com as famosas borbulhas, como a sidra, filtrado doce, vinho gaseificado, vinho frisante, fermentado de frutas, além da bebida alcoólica mista. Todos podem garantir o brinde da virada.
Pela regulamentação, é obrigatório aos fabricantes deixar bem claro no rótulo das bebidas o nome do produto e não só a marca. Além disso, também é exigido que o volume e teor alcoólico estejam claramente expressos. Conheça os tipos de bebidas "espumantes":

Vinho Frisante

O vinho frisante possui um pouco de gaseificação, que pode ser tanto obtida pela fermentação ou adicionada depois que pronto. Possui entre 7 e 14% de teor alcoólico. O método de obtenção das bolhas, natural ou artificial deve ser informado no rótulo.

Vinho Gaseificado

O vinho gaseificado parece com os espumantes, mas as bolhas são adicionadas pela introdução de anidrido carbônico puro. A lei exige que o termo “gaseificado” esteja claramente expresso no rótulo da garrafa.

Filtrado Doce

O filtrado doce foi criado na Itália e não é considerado um vinho, pois em geral é uma mistura de vinho com o mosto de uvas, parcialmente fermentado. As bolhas do filtrado doce surgem da adição de de anidrido carbônico. Possui no máximo 5% de teor alcoólico.

Sidra

A sidra é uma bebida feita pela fermentação única da maçã ou do suco concentrado. Geralmente possui teor alcoólico entre 4% e 8% por volume. A legislação brasileira permite que a bebida receba corantes e aromatizantes, além de ser gaseificada.Fermentado de FrutasA bebida é feita da fermentação de uma fruta ou combinação de frutos e tem entre 4 e 14% de teor alcoólico. Também pode receber corantes e aromatizantes e ser inclusive não-alcoólico. Entram nessa relação o hidromel, que é o fermentado de mel e o saquê, que é o fermentado de arroz.

Bebida Alcoólica Mista

A bebida alcoólica mista é uma mistura de várias bebidas, como a sangria, cooler e os coquetéis. A legislação permite ainda a adição de suco de frutas, xarope, leite ou outras substâncias. Tem entre 0,5 e 54% de teor alcoólico e pode ser gaseificada, adoçada e receber aditivos.
(Portal Uai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...