quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Modos e modas - Entenda as diferenças entre os trajes que estão nos convites

Black tie, social, passeio, esporte. A festa mais esperada do ano chegou e, com ela, o convite que sugere um traje específico. A ideia é estabelecer um padrão para que ninguém se sinta desconfortável entre os convidados. Mesmo assim, ficar na dúvida sobre a roupa certa para vestir é mais comum do que se imagina.Logo abaixo, a consultora de imagem Janiny Almeida esclarece o significado de cada traje para evitar erros na hora da festa. Se o convite diz:

Esporte
É o vestuário comum para o almoço com amigos, exposições, aniversários, batizados e churrascos. Não é necessária uma produção sofisticada, porém, como alerta Janiny, não é motivo para ir desleixado à festa. "Portanto, não apareça com a roupa de malhar", aconselha.
Traje masculino: Calças de brim ou jeans estão liberadas na produção, combinadas com camisas esportivas ou polo. Se o clima não cooperar e estiver frio, aposte em jaquetas, suéteres ou blazers esportivos feitos de couro ou veludo. Complete o visual com mocassins ou sapatênis.
Traje feminino: Vestidos curtos ou na altura dos joelhos são ideais para a ocasião, além de outras opções como saias, calças de tecido, jeans e bermudas. As composições pedem tecidos leves e sem brilhos. Nos pés, sandálias de saltos médios ou baixos, sapatilhas ou botas. Já as bolsas, médias ou grandes, podem ser de um material mais esportivo. Atenção ao toque final da produção: "invista na maquiagem discreta e nos cabelos bem penteados e tratados", completa a consultora de moda.

Passeio ou esporte fino
Nesse caso, a sofisticação fica no meio termo. "Porém, não permite o uso de jeans", adverte a consultora. Geralmente, o tipo de traje é aconselhado para almoços, conferências, vernissages (pré-estreias de exibições), eventos à luz do dia.
Traje masculino: se o evento for noturno, o paletó escuro ou médio, usados com gravata, é boa pedida.Durante o dia, vale optar por blazer e calça mais claros, podendo escolher entre usar ou não gravata. A composição calça de sarja com camisa e blazer também pode ser opção para o dia. Nos pés, sapato social ou mocassins pretos ou marrons. ?Em ótimo estado?, afirma Janiny.
Traje feminino: Vestidos, terninhos, tailleurs, pantalonas, calças, saias, túnicas, batas e peças com estilo são ideais para o evento. "Os tecidos pedem menos sofisticação e, para a noite, é permitido um pouco de brilho", explica especialista. Salto alto ou médio combinado com bolsa média ou grande completam o visual. Para a noite, lenços e echarpes dão o toque final. "Os cabelos devem estar bem alinhados e a maquiagem, suave", completa.

Social ou passeio completo
Para esse tipo de evento, o traje é sofisticado e elegante. Coquetéis e jantares especiais, óperas e casamentos são os que mais pedem esse tipo de traje.
Traje masculino: o costume (dupla calça e paletó) escuro, camisa social e gravata formam a combinação ideal para esse tipo de ocasião, além do sapato social e cinto. O terno (calça, paletó e colete) também é outra alternativa.
Traje feminino: o uso do longo não é obrigatório, podendo ser utilizado o longuete (vestido na altura do joelho), tailleurs, saias e blusas ou terninhos. "Mas sempre com tecidos sofisticados", afirma Janiny. As fendas e decotes estão liberados, mas sem exageros. O mesmo vale para bordados e brilhos nos trajes. Boleros, casaquetos, peles falsas e xales são ideais, se o clima estiver frio. Os acessórios pedem saltos altos e bolsas pequenas. "A ida ao cabeleireiro é importante para produzir o penteado e a maquiagem mais elaborados", completa a especialista.

Rigor ou Black tie
O traje para esse tipo de evento deve possuir alto grau de formalidade e sofisticação. Costuma ser escolhido para premiações e bailes de formatura.
Traje masculino: o uso de smoking é imprescindível, além de sapatos de amarrar pretos, de verniz ou coro liso.
Traje feminino: segundo a consultora, os vestidos longos são os mais comuns para a ocasião. "Vestidos curtos também podem ser usados, desde que tenham glamour no tecido", explica. A especialista alerta para o uso de decotes, transparências e fendas. "Evite o excesso de informação. Se for o caso de parecer mais sexy, opte somente por um dos itens", afirma. Nos pés, invista nas sandálias com tiras delicadas e saltos altos e finos. Quanto aos cabelos, a dica é apostar em um penteado preso.
(Gabriela Pio - Yahoo em 09/12/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...