terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Serviço - Confira os dez erros mais frequentes nos currículos e como evitá-los

1 - Falta de verbos de ação: evite usar frases como "responsável por...". Use verbos de ação: "Solucionei problemas para quatro mil estudantes e funcionários...".
2 - Erros tipográficos e gramaticais: seu currículo deve estar gramaticalmente bem escrito. Se houver erros, os empregadores não vão conseguir entender o que está escrito e vão tirar conclusões como: "Esse candidato não tem condições de se fazer entender", ou "esse profissional parece desleixado".
3 - Falta de informação específica: os empregadores precisam saber o que o candidato já fez e conseguiu profissionalmente com detalhes e dados específicos. As duas frases abaixo poderiam descrever o mesmo candidato, mas os detalhes da segunda certamente chamariam mais atenção do entrevistador:
. Trabalhei com os funcionários num restaurante
. Recrutei, contratei, formei e supervisei mais de 20 funcionários em um restaurante, que contava com vendas anuais de US$ 2 milhões.
4 - Um currículo para todos os tipos de empregos: as empresas querem que o candidato escreva um currículo específico para a vaga desejada. Os empregadores querem saber como e por que o candidato se encaixa numa determinada posição.
5 - Priorizar as suas responsabilidades ao invés das suas realizações profissionais: as empresas estão interessadas nas suas conquistas profissionais. Exemplo: em vez de afirmar que atualizou os arquivos do departamento, diga que reorganizou arquivos acumulados por um período de dez anos, facilitando o acesso para os funcionários do departamento.
6 - Escrever muito ou pouco: não existem regras fixas para a extensão do currículo, o que não quer dizer que você vai enviar currículos de cinco páginas. De maneira geral, um currículo deve ter no máximo duas páginas.
7 - Um mau objetivo profissional: as empresas prestam atenção aos objetivos profissionais. Em vez de "procuro um desafio que ofereça crescimento profissional", diga algo específico como "procuro um cargo de analista de marketing que melhore minha qualificação".
8 - Deixar de incluir informação importante: você pode pensar em deixar de fora alguns empregos que teve, por exemplo, para pagar sua faculdade. Mas as qualificações aprendidas nestes empregos, como ética de trabalho e pontualidade, podem ser mais importante do que se pensa.
9 - Currículo mal formatado: se o seu currículo ocupa toda a página e tem cinco fontes distintas, você pode criar uma dor de cabeça para o empregador. Se estiver visualmente poluído, é melhor revisar.
10 - Dados de contato errados: ao fazer o currículo, verifique se os números de telefone e e-mail estão corretos. São eles que facilitarão o contato da empresa com o candidato. Confira duas vezes até os pequenos detalhes antes de enviar o currículo.
(O Globo em 08/12/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...