terça-feira, 10 de novembro de 2009

Santa Rita é notícia - Vamos torcer amanhã !!!

Escola de Santa Rita do Sapucaí está na final do prêmio "Destaque Brasil"

É de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, uma das escolas finalistas do “Destaque Brasil”: Escola Estadual Doutor Luis Pinto. No próximo dia 11, em Brasília, será anunciado o nome da escola “Destaque Brasil”, uma iniciativa do “Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar ”, que ao longo dos últimos dez anos tem incentivado a gestão de qualidade em escolas públicas de todo o Brasil.
Durante o seminário “Saúde, Educação e Qualidade de vida”, conduzido pelo professor Aurélio Molina da Costa, atual Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, cem representantes de escolas e instituições de ensino e da área de gestão do Distrito Federal vão participar de uma votação que define, entre as seis finalistas, quem conquista o “Destaque Brasil”.
As outras cinco escolas são de Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Tocantins.
O evento, que começa às 15h, no Brasília Palace Hotel, será transmitido ao vivo a partir das 17h, pelo Canal Futura. Pela primeira vez, vai ser possível assistir à torcida nas cidades das seis escolas que concorrem ao prêmio. Além disso, doze alunos das escolas finalistas do ano passado estarão presentes para celebrar os dez anos do Prêmio e a nova escola “Destaque Brasil”.
Neste mesmo dia 11, às 20h, será realizada no Espaço da Corte – localizado no SCEN Trecho 1, s/nº, lote 1/11B – a cerimônia de entrega do “Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar ” a cada uma das 21 escolas que participaram este ano, tendo como base as atividades realizadas em 2008. Na primeira etapa, comitês estaduais analisam as escolas inscritas e selecionam a que vai representar cada um dos estados.
Este ano, 1.900 escolas de 21 estados se inscreveram. Depois dessa fase, o comitê nacional, formado por representantes dos parceiros do Prêmio, escolhe, entre as 21 escolas, as seis finalistas do “Destaque Brasil”.
Cada um dos 21 diretores vai receber ainda, em nome da instituição selecionada em seu estado, os diplomas “Escola Referência Nacional em Gestão Escolar 2008” e “Liderança em Gestão Escolar ”, além de R$ 2 mil e uma coletânea de programas do Canal Futura, concedidos pela Fundação Roberto Marinho.
A Embaixada Americana, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), levou os 21 diretores das escolas agraciadas para uma viagem de estudos aos Estados Unidos. Eles estão lá agora, onde conhecem de perto como funcionam as escolas públicas norte-americanas e retornam no dia 10.
O Prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a UNESCO no Brasil e a Fundação Roberto Marinho, com apoio dos movimentos Brasil Competitivo e Todos pela Educação, da Embaixada Americana e do Grupo Gol e Gerdau.
Criado em 1998 para estimular a melhoria da gestão e da qualidade do ensino, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização da autoavaliação das escolas públicas brasileiras.
O prêmio incentiva o processo de melhoria contínua da escola, na medida em que as instituições precisam descrever e avaliar não só todas as ações que desenvolvem, mas também os projetos que pretendem colocar em prática.
A Escola Estadual Doutor Luís Pinto A Escola Estadual Doutor Luís Pinto se localiza na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. A diretora Mônica Ribeiro conta que a região sofre com enchentes e que, quando elas chegam, a comunidade corre para ajudar a salvar a escola da inundação. “A cidade tem um comprometimento muito grande com a educação”, diz.
A escola fica aberta nos fins de semana, oferece aulas de alfabetização para adultos e oficinas de reciclagem de conteúdo para os professores. Projetos especiais Além desses projetos, a escola Doutor Luís Pinto possui uma parceria com o CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) da cidade. Nele, os alunos desenvolvem atividades de artesanato e brincadeiras com os pacientes, portadores de transtornos mentais. Os que mais se identificam com a causa tornam-se mobilizadores voluntários. Segundo a diretora, eles “quebraram o gelo do preconceito da comunidade” e até suas famílias participam. Sobre a disputa pelo Prêmio, a diretora Mônica resume o que acredita ser o diferencial da escola. “Se nos conformarmos com as dificuldades, ficaremos de braços cruzados. O prêmio aumenta a autoestima de escola e mostra que somos capazes de promover mudanças, sem esperar que elas cheguem até nós. Queremos ensinar a voar alto”.
Dados sobre a escola de Minas Gerais:
Escola Estadual Doutor Luis Pinto Ensino Fundamental Diretora: Mônica Flores de Carvalho Ribeiro Tel: (35) 3471-2846 e (35) 3471-2548
(Fábrica das Notícias em 09/11/2009)

Um comentário:

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...