segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dica de onde ir - Museu guarda memória de Pouso Alegre

Com uma trajetória de 44 anos resguardando a história da cidade sulmineira de Pouso Alegre, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo acaba de ganhar um espaço próprio, em que o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a memória do município e da região. O acervo reúne mais de 4 mil peças e é o único de Minas Gerais mantido pelo Poder Legislativo.
Uma área de 900 metros quadrados foi especialmente adaptada para receber o museu, no prédio da Câmara Municipal, na Avenida São Francisco, Bairro Primavera. Entre os destaques do acervo estão objetos, iconografia e documentação dos séculos 19 e 20, com informações importantes sobre a formação da sociedade do Sul de Minas, com especial atenção para a história de Pouso Alegre. O museu é cadastrado no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
Nas novas paredes estão fotos de pouso-alegrenses de destaque no cenário brasileiro, como a de Adalberto Ferraz, que foi o primeiro prefeito Belo Horizonte, em 1897; Bernardino de Campos, duas vezes presidente do estado de São Paulo, pela última vez em 1906; Prisciliana Duarte de Almeida, uma das fundadoras da Academia Paulista de Letras, e Vinicius Meyer, ex-presidente da Imprensa Oficial de Minas Gerais (1948).

Doações

O museu está sempre recebendo novas doações e os objetos têm sido disponibilizados para a análise de várias linhas de pesquisas. As peças do cotidiano contam e recontam histórias e estão distribuídas em núcleos temáticos, como os da Revolução de 1932, da Segunda Guerra Mundial e da diocese da cidade. São objetos pessoais, domésticos, fardamentos e aparatos religiosos. O núcleo mais expressivo é formado por jornais da primeira metade do século 19. Entre eles está o Pregoeiro Constitucional, editado pelo padre Senador José Bento, datado de 1834.
A ideia de reunir todo esse acervo partiu de Alexandre de Araújo, atualmente diretor do museu. Tudo começou em 1965, quando Alexandre resolveu fazer uma mostra de objetos na Casa Vitale, na época, instalada na Avenida Doutor Lisboa, para comemorar o aniversário de 117 anos de Pouso Alegre. Em maio de 1984, foi criada a galeria para exposição de fotos, documentos e antiguidades de Pouso Alegre, e, no ano seguinte, a Galeria Tuany Toledo. Em 2 de abril de 1990, pela Resolução 368, da Câmara de Vereadores, o espaço ganhou a denominação Museu Histórico Municipal Tuany Toledo.
“Contar o passado de Pouso Alegre era um sonho que eu tinha desde criança. Hoje, sou uma pessoa feliz por ter contribuído com a cidade e, agora, no prédio novo, vamos continuar o nosso trabalho de preservação da cultura”, afirma Alexandre.
Entre as novidades que o local pretende oferecer nos próximos meses está um site em que pesquisadores e a comunidade em geral poderão pesquisar no arquivo digital. “Estamos digitalizando todos os documentos para que o acesso fique mais fácil. Também pretendemos promover exposições temporárias”, comentou a coordenadora técnica da instituição, Suely Ferrer.
(Patrícia Rennó – Estado de Minas em 15/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...