sábado, 7 de novembro de 2009

A arte do Origami - Tsuru

Origami (de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
A prática do Origami favorece a concentração, destreza manual e paciência, além da satisfação pessoal de poder criar formas apenas com um pedaço de papel.

Dicas gerais para um bom Origami

Antes de começar a dobrar os papéis leia algumas dicas que facilitarão o seu trabalho:
Trabalhe sobre uma superfície lisa e plana, para facilitar as dobras;
Procure estar com as mãos limpas;
Utilize sempre um papel cortado simetricamente;
Faça as dobras com muita atenção, passando a unha do polegar ao longo de cada uma para acentuar o vinco;
Procure seguir os diagramas sempre na sequência,
Na dúvida sobre um determinado passo, procure ver como ficará a figura do passo seguinte;
Não tenha pressa para terminar, a paciência é muito importante para fazer um origami.

Tsuru ("garça")

Talvez o mais famoso dos origamis: Tsuru (garça), ave sagrada do Japão.
Diz a lenda que ele vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (tsuru, “garça”), tem um pedido realizado.
Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, costuma-se oferecer mil dobraduras de Tsuru para que ela se restabeleça rapidamente. Ao dobrar a figura do Tsuru, a pessoa coloca nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.

A História de Sadako

Depois da destruição de Hiroshima em 1945, muitas doenças surgiram entre os sobreviventes. Uma das vítimas Sadako Sassaki, com dois anos no dia da explosão, começou a sentir os efeitos da Bomba Atômica aos 12 anos; seu diagnóstico: Leucemia. Quando Sadako estava no hospital, um amigo trouxe-lhe alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro (TSURU). Disse que esse pássaro é sagrado no Japão, vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer seu pedido a cada um deles, seu pedido será atendido. Sadako, começou então a dobrar Tsurus e pedir para sarar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako então desejou pedir para a Paz Mundial. Sadako dobrou 964 Tsurus até 25/10/1955, quando morreu. Seus amigos dobraram os Tsurus restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir pôr todas as crianças que estavam morrendo em conseqüência da explosão da Bomba Atômica. Então formaram um clube e começaram a pedir dinheiro para um monumento. Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam Tsurus de papel para o Parque.

Pegue uma folha quadrada e siga os passos do diagrama abaixo:


Ou siga o diagrama no site:

Ou então você pode companhar o vídeo, nesse endereço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...