quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Santa Rita é notícia - Vamos torcer !!!

Escola Estadual de Santa Rita do Sapucaí é finalista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, é uma das seis escolas no país finalistas que concorrem ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil (ano base 2008). A informação foi divulgada na tarde de ontem (20), pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo do prêmio é estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua das escolas.

Hoje é dia de festa na escola, segundo a diretora Mônica Flores de Carvalho Ribeiro. “Toda a comunidade escolar se reuniu no pátio da escola para comemorar e as crianças choraram de emoção. Até soltamos foguetes”, disse. Para ela, os fatores que mais contribuíram foram a gestão compartilhada e o comprometimento de toda a equipe.
A escola conta com 1230 alunos do Ensino Fundamental e participa de vários projetos da Secretaria de Estado de Educação, como o Escola de Tempo Integral, projeto que tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar. E participa também dos projetos Escola Referência, Formação Inicial para o Trabalho (FIT), Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) e conta com Grupos de Desenvolvimento Profissionais do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (GDPeas).
“Todos os nossos alunos com idade até oito anos já sabem ler”, orgulha-se. Além de integrar diversos projetos, a escola tem o apoio de várias instituições no município, como a Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapuicaí (ETE).
Premiação – A escola referência nacional em gestão escolar – Destaque Brasil – será conhecida no dia 11 de novembro em solenidade que acontece durante o Seminário de Gestão Escolar, em Brasília. O Jornal Futura Especial do Canal Futura vai transmitir a votação ao vivo.
Nesta 10ª edição, a novidade fica por conta da escolha do Coordenador Estadual Destaque, que ganhará uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, oferecida pela Embaixada Americana. O nome do vencedor será divulgado ainda neste mês de agosto.Os diretores dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior. Dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10 mil, concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil.
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Fundação Roberto Marinho, e conta com o apoio da Embaixada Americana, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Todos pela Educação.
Também são finalistas: Escola Luíza Batista de Souza (Rio Branco, Acre); Escola Estadual Dom Bosco (Lucas do Rio Verde, Mato Grosso); Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira (Campo Grande, Mato Grosso do Sul); Escola Tomé Francisco da Silva (Quixada, Pernambuco); e Escola Estadual Joca Costa (Dianópolis, Tocantins).
(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Consed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...