sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Santa Rita é notícia - Escola Técnica de Santa Rita do Sapucaí é homenageada pela ALMG

Escola Técnica de Santa Rita do Sapucaí é homenageada pela ALMG


A Assembleia Legislativa de Minas Gerais comemorou na noite dessa quinta-feira, dia 22, o cinquentenário da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), localizada em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas). Durante Reunião Especial realizada no Plenário, o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB MG), autor do requerimento para a homenagem, destacou que a importância da escola ultrapassou as fronteiras de Minas e do Brasil para se tornar referência em ensino técnico também para diversos países.
O deputado ressaltou que a ETE de Santa Rita do Sapucaí foi a primeira escola de nível médio da América Latina voltada para o ensino da eletrônica, hoje oferecendo cursos noturnos e diurnos, com vagas para bolsistas, funcionando em modernas instalações e dispondo de 14 laboratórios de última geração em diversas áreas, além de auditório com capacidade para mil pessoas, anfiteatro, espaço para a prática esportiva e contando com 55 professores experientes em sua equipe.
Segundo Dalmo Ribeiro, a criação da escola gerou um desenvolvimento grande na região, onde mais de 130 empresas, de pequeno e médio porte, faturam um bilhão de reais nos ramos eletrônico e de telecomunicações, integrando um arranjo produtivo impulsionado por meio de lei que teve origem em projeto de sua autoria.
Qualidade e compromisso social – Representando o presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), o 1º vice-presidente, deputado Doutor Viana (DEM), também destacou que a escola é motivo de orgulho para o município por sua importância não só para a cidade mas para toda a sua região de influência, tendo conquistado a credibilidade e o reconhecimento da comunidade.
Doutor Viana lembrou de momentos da trajetória da escola destacando, sobretudo, o idealismo e o espírito empreendedor de sua fundadora, Luzia Rennó Moreira, conhecida por dona Sinhá, e ainda o comprometimento social e o ensino de qualidade que marcam o trabalho dos jesuítas, aos quais a fundadora confiou a direção da escola.
“Ousada e moderna para a época, a escola se estruturou e se expandiu, criou mecanismos de integração com as empresas, estimulou a pesquisa e o desenvolvimento de projetos tecnológicos, abriu campo para o surgimento de outras instituições de ensino nessa área e contribuiu para a formação do Vale da Eletrônica, que transformou a pequena cidade do Sul de Minas em uma das principais referências do país em tecnologia”, afirmou o deputado após entregar placa comemorativa ao diretor-geral da ETE FMC, padre Guy Jorge Ruffier.
Destaque nacional“Formamos técnicos que fazem da técnica um instrumento para humanizar a sociedade, o que é para nós motivo de orgulho e uma responsabilidade”, disse o diretor da ETE ao agradecer a homenagem. “Sem o apoio do Legislativo ficamos desamparados”, registrou. Padre Guy Jorge Ruffier também destacou que a instituição “tem objetivos claros e alunos que entram para vencer”. Vídeo institucional apresentado durante a comemoração destaca, entre outros, que o pólo eletrônico de Santa Rita do Sapucaí responde hoje por mais de 20 mil produtos ligados à tecnologia e pela formação de mais de 40% dos engenheiros de telecomunicações do País.
Também compondo a mesa e representando na solenidade o deputado federal Bilac Pinto, Izabela Freitas Moreira Pinto leu mensagem do parlamentar justificando sua ausência por motivo de viagem a trabalho ao exterior, na qual também destaca a importância da escola e de sua fundadora, que, segundo ele, realizou o sonho de criar a escola após ter retornado do Japão, onde se impressionou com o desenvolvimento tecnológico.
Compuseram a mesa ainda o vereador Hudson Carvalho, representando o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Paulo Cândido da Silva; o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, vereador Magno Magalhães Pinto; o presidente da Finatel, Adonias Costa da Silveira, e o diretor científico da Fapemig, José Policarpo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Dalmo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...